Ecológico

A isocret do Brasil-ICF colabora com o desenvolvimento econômico sustentável.

Os recursos madeireiros são rapidamente consumidos pelo desenvolvimento industrial, cada vez mais se impõe a sua preservação. O Bloco Isocret-ICF representa hoje, portanto, um produto que substitui a madeira em varias fases de utilização na construção colaborando para a sua na conservação assim como de todo o ciclo de vida das florestas e seus habitantes.

O EPS é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.

Quimicamente, o EPS consistem de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFC). O gás contido nas células é o ar. Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimo resíduo sólido ou líquido. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano. O EPS pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.A utilização do EPS como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil do edifício, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante o seu fabricação. Esta economia de energia significa que, para além preservar os recursos energéticos, o uso de EPS reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente - Curitiba Paraná e Ambiente Brasil

MEIO AMBIENTE

O EPS - poliestireno expandido: um material de isolamento térmico eficiente, seguro e de reduzido impacto ambiental, a Isocret-ICF apresenta vários aspectos relevantes ao EPS. A partir daí é possível tirar as seguintes conclusões:

  • O EPS é um bom exemplo para o uso eficiente dos recursos naturais.
  • O fabrico e utilização não comportam nenhum risco para a saúde humana nem para o meio ambiente.
  • O EPS não danifica a camada do ozônio. Não utiliza, nem nunca utilizou, no processo de fabrico gases das famílias CFC e HCFC.
  • O processo de fabrico consome pouca energia e não gera resíduo.
  • A utilização de EPS no isolamento térmico de edifícios proporciona uma poupança notável de energia, conduzindo a uma redução das emissões de CO2 e SO2, contribuindo para atenuar o efeito estufa e a chuva ácida.
  • As embalagens em EPS, para além de conferirem uma proteção completa aos produtos embalados, poupam combustível no transporte, pois o seu peso é muito reduzido.
  • As embalagens de EPS são higiênicas, podendo estar em contato direto com os alimentos, pois cumprem todas as normativas sanitárias.
  • O EPS não constitui substrato para fungos e outros microorganismos.
  • O EPS representa uma pequeníssima parte dos resíduos sólidos urbanos(< 0,1 %).
  • O EPS encerra um alto poder calorífico (1 kg de EPS corresponde a 1,3 kg de combustível líquido) o que o torna propício para a recuperação energética através da incineração.
  • O EPS não é solúvel em água, pelo que não liberta substâncias para o ambiente.
  • O EPS é 100 % reciclável.

CONCLUSÃO FINAL

Análises do ciclo de vida demonstram que o EPS tem um impacto ambiental inferior aos materiais concorrentes nos mesmos usos.
Fonte: www.acepe.pt

Onde Estamos
Encontre o representante Isocret-ICF mais perto de você.

SÃO PAULO
São Paulo
Matriz

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro
Representante

MATO GROSSO
Cuiabá
Representante

PARAÍBA
João Pessoa
Representante

PERNAMBUCO
Recife
Representante

CEARÁ
Fortaleza
Representante

PARANÁ
Cianorte
Distribuidor

ESPÍRITO SANTO
Vitória
Filial

SANTA CATARINA
Florianópolis
Filial

GOIÁS
Goiânia
Distribuidor

MINAS GERAIS
Distribuidor

Mande uma Mensagem
Use o formulário abaixo para esclarecer dúvidas sobre o Sistema Construtivo Isocret-ICF ou qualquer assunto relacionado ao sistema.